quarta-feira, 21 de setembro de 2011
A Temida Hora
....Vencer a ansiedade e responder as expectativas do recrutador ao mesmo tempo nao e tarefa facil. Sempre tenha em mente ouvir o entrevistador para poder responder suas perguntas corretamente.
A primeira impressao e a que fica. Transmita uma boa imagem para o entrevistador, seja honesto, simpatico, otimista e extrovertido.
Algumas dicas de um real entrevistador.(desconhecido)
A preparação
Informe-se: Pesquise mais sobre a empresa, oportunidades e concorrentes. Nada vai impressionar mais o seu entrevistador do que perceber que você tem o tal conhecimento do assunto. Não se limite ao site da empresa, pesquise notícias e, se possível, recorra a algum contato que conheça a organização.
Currículo: Tenha uma cópia dele consigo no momento da entrevista, e se alguma das suas respostas for divergir sido que constava no currículo que você enviou à empresa, explique a razão, pois seus entrevistadores irão perceber, ainda que não falem nada a você na hora.
Chegue a tempo. Dependendo da natureza da entrevista, você pode estar entrevistado por chefes das áreas em que há vagas, e não tenha dúvida de que o tempo deles é valioso. Planeje chegar 15 minutos mais cedo. Alguns entrevistadores sempre procuram passar na sala de espera antes das entrevistas, se identificam claramente e esperam para ver quem tem iniciativa de conversar e fazer perguntas inteligentes.
Fair play: Nunca fale mal de sua antiga empresa, empregadores, fornecedores ou clientes – nem mesmo na sala de espera, e principalmente na entrevista. Este conselho serve também para a sua vida pessoal.
Traje: Use o bom senso na hora de escolher a roupa, e separe-a e revise-a já na véspera. Mostre que você se dedicou para escolher uma roupa adequada a um ambiente profissional e à imagem da organização. Não exagere!
Pratique e treine: Prepare uma lista de perguntas típicas de entrevista e convide alguém para praticar . Se possível, grave e depois ouça. O ideal é chegar ao ponto em que você responde a qualquer uma das perguntas básicas sem parar para pensar nem dizer os típicos “Ééééé”, “Ahhhhh”, “Bom…”. Mas cuidado para não se precipitar – você deve refletir, para responder exatamente o que foi perguntado. Interaja, mostre que você tem conteúdo.
Antecipe o mais difícil: Planeje boas respostas (mas sempre sinceras) para perguntas potencialmente difíceis, comos a lista de seus pontos fortes e fracos, ou a razão pela qual você deixou seu último emprego. Uma boa resposta para a questão dos pontos fracos começa com “Eu percebi que não estou tão bem quanto gostaria no aspecto X, e por isto ultimamente tenho tentado corrigir isto fazendo Y”. Mas só é boa se for verdade mesmo.
Começo firme: troque um aperto de mão firme com seu entrevistador. Se você estava sentado quando ele entrou na sala, levante-se para apertar sua mão. Se for uma banca e tiver até 3 pessoas, aperte a mão de todas ao chegar. Se a banca tiver mais pessoas, aperte a mão do responsável por ela e cumprimente os demais de forma geral. Nada de apertos de mão “moles”, e nem de apertar em excesso – seja firme, apenas.
Apresente-se: sem prolongar o aperto de mão, aproveite o momento para dizer claramente quem você é, mantendo o contato visual. Preste atenção no que o entrevistador responder: você não deseja esquecer o nome dele. Fuja de fórmulas prontas, seja cordial. “Bom dia, meu nome é Ellen Munhos, como vai?” é uma frase muito melhor do que as inúmeras frases decoradas. Lembre-se que seu entrevistador estará procurando não apenas um profissional competente, mas também uma pessoa agradável de conviver e de ter em sua equipe. Não passe uma sensação de desânimo ou abatimento. Se lhe oferecerem café ou água, aceite, e tome ao longo da entrevista, com naturalidade.
Busque a sintonia: dedique o máximo de atenção à conversa com o entrevistador. Esta é a hora da verdade – não fique “viajando”. Mantenha a postura, e o contato visual, de forma natural e relaxada.
Saiba errar e sobreviver: Se você cometer um equívoco ou notar que fez ou disse algo errado, saiba lidar com isso: corrija com categoria, assuma que está “a mil” devido a ter muito interesse na vaga, e que isto o levou a falhar, e mantenha a calma. O bom entrevistador irá valorizar a forma como você lidou com a situação adversa, mais do que irá se importar com o fato de você ter errado.
Cuidado com as piadas:
Entenda a pergunta: Ouça a pergunta até o fim, sem interromper. E se você não entendeu, não tente enrolar – peça que o entrevistador esclareça, e só então responda.
Responda bem: Nunca tente enrolar. Seja claro e direto, e responda rapidamente. Mas não exagere: quando uma pergunta puder ser respondida apenas com um “sim”, ou um “não”, elabore para complementar sua resposta. Demonstre seu interesse e iniciativa. Jogue limpo: diga a verdade, não fuja de temas espinhosos.
Faça perguntas: ao final da entrevista, geralmente e aberto para perguntas. O entrevistador espera ouvir sobre salário, horário e benefícios, mas você pode surpreendê-lo, fazendo uma pergunta objetiva sobre a atividade desempenhada, a situação do mercado ou mesmo sobre como começou a carreira do próprio entrevistador na empresa. Mesmo que não seja aberto o espaço para perguntas, você pode fazê-las com segurança ao se despedir – mas não seja invasivo!
Despeça-se com cortesia: pode ser sua última oportunidade de garantir uma impressão positiva. Despeça-se com um sorriso, demonstrando sua tranquilidade e segurança. Cumprimente o entrevistador, agradeça o seu tempo, e NÃO procure confirmar neste momento os seus contatos.
Ou Se abrir espaço para perguntas, e você não tiver nenhuma, isto pode passar uma imagem de desinteresse ou de desatenção.

Nenhum comentário:
Postar um comentário