quarta-feira, 10 de março de 2010

Início da Profissão

É preciso fazer um curso com duração de 4 meses de segunda a sexta-feira ou 8 meses só aos finais de semana, onde terá que ser feito exames de saúde para receber um Certificado de Capacidade Física no Hospital Aeronaútico e Sobrevivência na Selva e no Mar.
Trata-se de 4 Blocos divididos em: Primeiros Socorros, Etiqueta, Regulamentação da Profissao, Atendimento, Treinamento de Emergência, Combate ao Fogo, Sobrevivência na Selva, Mar, Gelo e Deserto, Navegação Aérea, Serviço de Bordo entre outros.
Após o curso, é preciso fazer uma prova da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, que dá o Certificado de Conhecimentos Teóricos. Então, é só enviar o currículo através do site das companhias aéreas e aguardar ser chamado para uma seleção, onde se faz teste de dinâmica em grupo, entrevista individual, teste psicotécnico e admissional.
Para as empresas ter feito algum trabalho voluntário conta muito hoje em dia.
Junto a empresa, os comissários farão treinamento inicial dos equipamentos que irão tripular(no máximo4). Treinamento este, que envolve, curso teórico e treinamento prático em mock up ou equipamento, dos diversos procediemnts de emergência, que deverá ter duração inicial de, pelo menos, 10 hors. Após esta etapa, prestará uma avaliação(na Empresa ou junto ao orgão da ANAC). A empresa proporciona também treinamento com relação aos seus regulamentos, serviços de bordo, alocuções e outros que considerar necessário.
O comissário, recebe por parte do orgão da ANAC, um CHT provisório, e, irá, então, para vôo acompanhado por um comissário a mais na tripulação. Após 14hrs de vôo, é feito um vôo de check, por um comissário checador ou INSPAC(Inspetores de aviação civil.
Deverá demostrar que está familiarizado com os equipamentos tanto para os procedimentos normais como para os de emergência e segurança. Sendo aprovado no vôo de check inicial, o comissário passa a integrar o número normal de comissátio da aeronave , após o órgão da ANAC liberar o Certificado de Habilitação Técnica (validade de 2 anos). Após, aproximadamente, 40hrs, sendo considerado apto por seu instrutor, efetua um novo vôo de check, sendo que aprovado, a ANAC emite a LICENÇA DE VÔO( que é permanente).
Desta forma, os aeronautas deverão ser portadore de: Licença de vôo, Certificado de Habilitação técnica(CHT), Certificado de Capacidade física(CCF).

Somos...

Profissionais responsáveis por garantir um ambiente de tranqüilidade, conforto e segurança. Administrando conflitos e comportamentos inconvenientes. Somos agentes de segurança a bordo e por isso estamos preparados para qualquer emergência.
A rotina do trabalho, porém, é de alta responsabilidade. Não podemos aparentar cansaço e o bom humor é imprescindível. Somos os "cartões postais" da empresa.
Moramos no mundo e passamos de vez em quando em casa. Estamos longe dos
problemas da terra. Sonhamos mais alto. Conhecemos novas culturas, lugares
e pessoas. Acordamos no Sul e dormimos no Nordeste. Voamos sempre mais alto!
Estivemos ontem em Santiago, hoje em Buenos Aires, Amanhã em São Paulo e depois de amanhã em casa e ainda sentindo saudades daquelas poltronas lotadas de gente, daquelas turbulências onde tudo pára e os olhares arregalados só focam os nossos movimentos. Temos que ter ou criar bom senso e confiança...Tentamos ser equilibrados, sérios e gentis ao mesmo tempo.
Somos médicos, psicólogos, pais, netos, amigos, somos a central de informações.
Tentamos separar a razão do coração na hora de uma emergência. Sorrimos quando se
tem vontade de chorar.
Chegar ao final de um vôo e receber de
volta o sorriso de cada pessoa durante a despedida no desembarque.
Deixar do lado de fora do avião as nossas particularidades.
Fazer de tudo para agradar, ouvir que a sua empresa é uma porcaria e ainda
assim ter pique pra sorrir enquanto seu rosto dói.
Nunca se esquecer do seu papel fundamental em representar a empresa, pois somos nós comissários quem passamos a maior parte do tempo com o principal elemento da aviação comercial, O PASSAGEIRO.
Amor ao que se faz.
Não saber se volta pra casa, lidar com o perigo, sorrir pro passageiro
na pior das turbulências... É TER UM ETERNO AMANTE: O CÉU.

Características de uma Cms

Para ser cms é preciso ser atenciosa, simpática e de boa aparência. Mas acima de tudo ter uma boa resistência física e disponibilidade para estar sempre viajando.
As características desejáveis:

-altura mínima de 1,58m para mulheres e 1,67m para homens.
-peso compatível com a altura
-autocontrole
-boa aparência
-boa saúde
-capacidade de adaptação a novas situações
-capacidade de comunicação
-capacidade de decisão
-capacidade de lidar com o público
-desembaraço
-discrição
-equilíbrio emocional
-firmeza
-gosto por servir
-habilidade para mediar conflitos
-iniciativa
-paciência
-senso de responsabilidade
-simpatia