É preciso fazer um curso com duração de 4 meses de segunda a sexta-feira ou 8 meses só aos finais de semana, onde terá que ser feito exames de saúde para receber um Certificado de Capacidade Física no Hospital Aeronaútico e Sobrevivência na Selva e no Mar.
Trata-se de 4 Blocos divididos em: Primeiros Socorros, Etiqueta, Regulamentação da Profissao, Atendimento, Treinamento de Emergência, Combate ao Fogo, Sobrevivência na Selva, Mar, Gelo e Deserto, Navegação Aérea, Serviço de Bordo entre outros.
Após o curso, é preciso fazer uma prova da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, que dá o Certificado de Conhecimentos Teóricos. Então, é só enviar o currículo através do site das companhias aéreas e aguardar ser chamado para uma seleção, onde se faz teste de dinâmica em grupo, entrevista individual, teste psicotécnico e admissional.
Para as empresas ter feito algum trabalho voluntário conta muito hoje em dia.
Junto a empresa, os comissários farão treinamento inicial dos equipamentos que irão tripular(no máximo4). Treinamento este, que envolve, curso teórico e treinamento prático em mock up ou equipamento, dos diversos procediemnts de emergência, que deverá ter duração inicial de, pelo menos, 10 hors. Após esta etapa, prestará uma avaliação(na Empresa ou junto ao orgão da ANAC). A empresa proporciona também treinamento com relação aos seus regulamentos, serviços de bordo, alocuções e outros que considerar necessário.
O comissário, recebe por parte do orgão da ANAC, um CHT provisório, e, irá, então, para vôo acompanhado por um comissário a mais na tripulação. Após 14hrs de vôo, é feito um vôo de check, por um comissário checador ou INSPAC(Inspetores de aviação civil.
Deverá demostrar que está familiarizado com os equipamentos tanto para os procedimentos normais como para os de emergência e segurança. Sendo aprovado no vôo de check inicial, o comissário passa a integrar o número normal de comissátio da aeronave , após o órgão da ANAC liberar o Certificado de Habilitação Técnica (validade de 2 anos). Após, aproximadamente, 40hrs, sendo considerado apto por seu instrutor, efetua um novo vôo de check, sendo que aprovado, a ANAC emite a LICENÇA DE VÔO( que é permanente).
Desta forma, os aeronautas deverão ser portadore de: Licença de vôo, Certificado de Habilitação técnica(CHT), Certificado de Capacidade física(CCF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário