sexta-feira, 19 de março de 2010

Resumão: Bloco IV

•Na estrutura semimonocoque, os esforços dinâmicos são suportados pelas cavernas, revestimentos e longarinas.

•O Movimento da aeronave em torno do seu eixo vertical é realizado através do leme de direção.

•Compressor, câmara de combustão e turbina são as partes principais dos motores a jato (motores a reação).

•A sustentação igual ao peso mantém a aeronave em altitude constante.

•A latitude e a longitude são componentes do sistema de coordenadas geográficas utilizado para a identificação de pontos na superfície da terra.

•O sistema de pressurização tem por objetivo fazer com que a pressão na cabine seja maior, em relação à pressão atmosférica externa à aeronave.
Pressão alta, temperatura baixa e ar seco são as melhores condições para decolar.

•A massa de um fluído é invariável; O peso, a densidade e o volume são variáveis.

•A pressão estática de um fluído em movimento diminui quando a velocidade aumenta.

•Um corpo na atmosfera terrestre recebe os efeitos da pressão atmosférica estática.

•O avião é composto de fuselagem, empenagem, grupo motopropulsor , asa e trem de pouso.

•Isogônicas são linhas de igual declinação magnética.

•À medida que se aumenta o ângulo de ataque de uma aeronave em vôo reto horizontal, a velocidade diminui até o ângulo crítico e torna a aumentar.

•Leme de profundidade é uma superfície primária de comando localizada no estabilizador horizontal.

•Enflechamento colabora para a estabilidade direcional e lateral.

•Ao comandar o aileron direito para cima, o aileron esquerdo e a asa direita descem e a asa esquerda sobe.

•Na aeronave, o peso e a sustentação são aplicados nos centros de gravidade e de pressão, respectivamente.

•Rota é a projeção na superfície terrestre da trajetória prevista ou percorrida por uma aeronave.

•Na geometria da asa, a corda média que contém o centro de pressão da asa denomina-se corda média aerodinâmica.

•Pressão diferencial é a diferença entre a pressão contida no interior do compartimento de passageiros e a pressão estática do ar exterior.

•No Hemisfério Sul, ao voar de alta para baixa pressão, a aeronave tem deriva para a esquerda.

•Longitudinal, vertical e transversal são os três eixos imaginários do avião.

•Arrasto induzido é gerado pelo turbilhonamento do ar nas pontas das asas do avião.

•Arrasto é a componente da resultante aerodinâmica paralela ao vento relativo.

•Isóbara é a linha que une pontos com a mesma pressão.

•A contagem da latitude inicia no Equador até 90 graus norte ou sul.

•A força centrípeta tende a puxar o avião para dentro de uma curva.

•Equador é o círculo máximo perpendicular ao eixo da terra.

•As nuvens de estágio baixo são formadas por gotículas de água e/ou cristais de
gelo.

•Após a passagem de uma frente fria, a direção do vento muda.

•Direção, velocidade e caráter são as características dos ventos.

•No Hemisfério Sul, os ventos que antecedem uma frente fria sopram do norte e
noroeste.

•Equador é o círculo máximo perpendicular ao eixo da terra.

•No verão, durante o dia, é mais comum a turbulência convectiva.

•O equilíbrio entre correntes ascendentes e descendentes caracteriza uma trovoada na fase de maturidade.

•Enflechamento das asas produz estabilidade lateral e direcional.

•Em um aerofólio, a sustentação é aplicada no centro de pressão.

•Diedro é o ângulo formado entre o eixo transversal e a linha do intradorso.

•Reversível dos motores turbofans e turbojatos jogam os gases de escapamento para frente, reduzindo a velocidade do avião.

•Profundor é a superfície de comando responsável pelo movimento da aeronave em torno de seu eixo lateral.

•Pólos Norte e Sul verdadeiros são as extremidades do eixo imaginário da Terra.

•Os três eixos imaginários cruzam-se no ponto denominado cg.

•Ãngulo de incidência é formado pela corda do aerofólio e o eixo longitudinal da aeronave.

•Cumulonimbus é uma nuvem de desenvolvimento vertical.

•Cumuliformes são nuvens que possuem desenvolvimento vertical e propiciam ar
instável com movimento convectivo acentuado.

•Rotação é o movimento da terra responsável pelo dia e a noite.

•Para efeitos de navegação, a terra é considerada uma esfera perfeita..

•Meridiano é o semicírculo máximo que liga os Pólos terrestres.

•Em relação ao ar atmosférico, um planador é aeródino.

•A escala de latitudes ocorre sobre um meridiano qualquer.

•As latitudes são contadas para o norte ou para o sul.

•Fuselagem, empenagem, trem de pouso, grupo motopropulsor e asa são partes componentes do avião.

•A massa de ar frio é que propicia melhor visibilidade ao vôo( ausência de umidade).

•Higrômetro é o instrumento especial usado para medir a umidade do ar.

•A direção do vento, para fins meteorológicos, é dada em relação ao norte verdadeiro.

•Uma aeronave em vôo apresentando agitações ascendentes e descendentes, tornando o vôo desagradável, estará voando em ar turbulento.

•A atmosfera instável gera nuvens cumuliformes.

•Isoclínicas são linhas que unem pontos de igual inclinação magnética.

•4,3,5,2 são os valores correspondentes aos fusos horários de Manaus, São Paulo, Cruzeiro do Sul e Fernando de Noronha, respectivamente.

•Flecha é a reta perpendicular à corda que atinge a linha de curvatura média no ponto de maior distância.

•Estabilizadores, leme, profundor e compensadores são componentes da empenagem.

•Normalmente, os ailerons estão localizados no bordo de fuga das asas, próximo à ponta.

•CMA é a corda que contém o CP da asa.

•Gelo que se forma sobre as aeronaves é do tipo claro, escarcha e geada.

•608 ft é o número de pés correspondentes a 185m.

•Correntes convectivas são os movimentos verticais do ar atmosférico.

•As turbulências térmicas são mais comuns no verão.

•A reação do ar sobre a asa produz uma força que a empurra para cima e para trás.

•Cirriformes são nuvens que se formam devido a movimentos fortes de ventos em níveis elevados.

•Cirrus (ci) são nuvens altas, delgadas com aparência de pluma, compostas inteiramente de cristais de gelo.

•A finalidade do grupo motopropulsor de uma aeronave é fornecer tração necessária ao vôo.

•A pressão dinâmica depende da densidade do fluído e velocidade de deslocamento.

•O ângulo formado entre a corda e o eixo longitudinal da aeronave é o de incidência.

•Latitude é o arco de meridiano, compreendido entre a linha do Equador e um paralelo dado.

•A pressão estática de um fluído em movimento diminui quando ocorre aumento da velocidade.

•Todo ponto de referência existente na superfície da Terra é denominado ponto significativo.

•Para plotar uma coordenada geográfica é necessário saber a longitude e a latitude.

•À noite, a temperatura do solo diminui por causa da radiação e ausência do calor solar.

•O ar mais frio movendo-se sobre uma superfície líquida mais quente ocasiona nevoeiro o tipo vapor.

•Os flaps e slots são dispositivos hipersustentadores.

•Os compensadores são superfícies de comando secundárias.

•O flap quando baixado para pouso combina a redução de velocidade e o aumento de sustentação.

•A componente vertical máxima de tração magnética ocorre nos pólos magnéticos.

•Leme de direção, profundor e aileron são superfícies primárias de comando.

•O trem de pouso em que duas rodas, quando recolhidas, alojam-se em um compartimento que não se fecha é classificado como retrátil.

•Os movimentos verticais do ar denominam-se correntes convectivas.

•Intradorso de uma asa é a parte inferior.

•Quando a temperatura do ar for igual a temperatura do ponto de orvalho o ar estará saturado.

•O aileron produz o movimento de inclinação lateral que se processa em torno do eixo longitudinal da aeronave.

•São nuvens baixas (stratus – ST/ stratocumulus-SC/ cumulus – CU/ towering cumulus –TCU/cumulonimbus- CB)

•São nuvens médias (altostratus-AS/altocumulus-AC/nimbostratus-NS)

•São nuvens altas (cirrus-CI/cirrocumulus-CC/cirrosatratus-CS).

•A passagem de uma frente fria ocasiona aumento de pressão e queda de temperatura.

•A passagem de uma frente quente gera apenas aumento de temperatura.

•Ciclones são áreas de baixas pressões.

•Anticiclones são áreas de altas pressões.

•Toda e qualquer frente (fria, quente, estacionária e oclusa) sempre será baixa pressão.

•Vento, brisa ou qualquer outra coisa que lembre o ar em movimento, será gerado pela diferença de pressão entre dois locais.

•A atmosfera é dividida em 5 camadas (troposfera, tropopausa, estratosfera, ionosfera ou termosfera e exosfera)

•A troposfera tem gradiente térmico normal ou positivo (a temperatura diminui com a altitude)

•A tropopausa tem gradiente térmico isotérmico (a temperatura não varia ou pouco varia com a altitude)

•A estratosfera tem gradiente térmico negativo ( a temperatura aumenta com a altitude –aumento esse causado pela ozonosfera que é um filtro dos raios UV-a e UV-b).

•Ventos de vale ocorrem durante o dia, chamam-se anabáticos, e ocorrem vales acima (sobem por causa do calor do dia).

•Os ventos de montanha ocorrem a noite chamam-se catabáticos e ocorrem montanhas abaixo (descem por causa do frio à noite).

•Calor é a energia cinética das moléculas do corpo.

•Barômetro u barógrafo é o instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica.

•Barlavento é quando o vento (ou algo ) sobe a montanha e sotavento quando desce.

•Brisa marítima vai do mar para a terra e brisa terrestre vai da terra para o mar.

•Nevoeiro de radiação ou de superfície é um nevoeiro de massa de ar(sem deslocamento).

•Nevoeiros de vapor, marítimo, orográfico, de brisa marítima e glacial são nevoeiros advectivos (com deslocamento horizontal).

•Nevoeiro de pós-frontal(de frente fria) e pré-frontal (de frente quente) são nevoeiros frontais.

•Convectiva (térmica), orográfica, de céu claro, frontal , cortante de vento e trilha das aeronaves(esteiras de turbulência) são tipos de turbulência.

•O ar está estável quando o seu gradiente térmico está entre 0,6ºc/100m e 1,0ºc/100m.

•O ar está instável quando seu gradiente térmico é maior que 1,0ºc/100m.

•Ar instável forma gelo do tipo claro, cristal ou liso e sua temperatura de congelamento varia de 0ºc a – 10ºc

•O ar estável forma gelo do tipo opaco, amorfo, escarcha ou granulado e sua temperatura de congelamento está entre –10ºc e –20ºc.

•As gotículas em repouso congelam mais dificilmente entre –10ºc e –40ºc.

•Cumulus, maturidade e dissipação são os estágios da trovoada.

•Os TCU também são conhecidos como cumulus congestus ou grandes cumulus.

•Ar ascendente, ar instável e umidade são requisitos necessários a formação da
trovoada.

•A bigorna caracteriza o terceiro estágio da trovoada.

•As trovoadas de massas de ar podem ser convectivas (térmicas), orográficas ou noturnas.

•As trovoadas frontais ou dinâmicas podem ser de frente quente, de frente fria, pré-frontal ou de frente oclusa.

•A trovoada te carga elétrica negativa.

•Os relâmpagos ocorrem dentro da nuvem onde a temperatura é de 0ºc a –8ºc.

•O som produzido pela descarga elétrica é o trovão.

Um comentário:

Anônimo disse...

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