•Nas aeronaves em geral, ao ocorrer falha no sistema normal de iluminação, as luzes de emergência são acesas automaticamente.
•Fogo gera mais calor. Esse calor desprende mais vapores ou gases que inflam, ou seja, o produto de uma transformação gerando outra transformação. Este processo é chamado de reação química em cadeia.
•O extintor de co2 age por abafamento e resfriamento.
•O colete salva-vidas pode ser inflado soprando-se nos tubos de borracha.
•Nos botes salva-vidas, nos dias quentes, deixar escapar um pouco de ar contido nas câmaras de popa.
•Na amerissagem, o comissário orienta os passageiros para inflarem os coletes salva-vidas na soleira da saída de emergência, nunca dentro da aeronave.
•Fogo, calor, fumaça, gases tóxicos e a ação das forças de impacto são conseqüências de acidente aeronáutico.
•Num pouso de emergência, após sair da aeronave, os passageiros devem se afastar, pois as proximidades constituem área de perigo.
•Quando o pouso ocorre no mar, a evacuação da aeronave deve ser imediata.
•Ao preparar a cabina para o pouso de emergência, é necessário acomodar próximo às janelas de emergência, pessoas jovens e que aparentam mais calma.
•Na floresta, os insetos transmissores de moléstias e parasitas constituem o maior perigo para os sobreviventes.
•Após a utilização de um extintor de halon ou de pó químico para apagar fogo em poltrona, cortina, revestimento ou papel, deve-se rescaldar os resíduos para que não haja reignição.
•Após a decolagem, deve-se aguardar 10 minutos, e resguardar o 10 min que antedecem o pouso, como medida preventiva de segurança, para entrar em contato com o cockpit.
•O agente extintor de co2, devido a sua baixa temperatura, poderá provocar queimaduras quando em contato com a pele.
•A existência de grave e eminente risco e a necessidade de socorro imediato são indicadas em radiotelefonia, ou por qualquer outro processo de transmissão da voz humana, pela enunciação da palavra mayday.
•Num bote salva-vidas, a proteção contra raios solares é feita por meio de toldos, vestes e óculos.
•Para que haja fogo, o mais importante é o perfeito equilíbrio do triângulo do fogo.
•Extintor de bcf é de bromoclorodifluormetano.
•A garrafa de oxigênio com máscara full-face está localizada na estação de comissários.
•No gelo, o cuidado com a saúde é muito importante. O sintoma de congelamento epitelial que indica um processo de queimadura nos tecidos é caracterizado por flictemas.
•Numa situação de emergência, caso não seja possível adotar os procedimentos que foram recomendados no treinamento, deve-se utilizar o bom-senso.
•A morte de passageiro a bordo de aeronave não é motivo para pouso de emergência.
•Saídas inoperantes e o fator humano são situações que atrapalham a evacuação da aeronave.
•Quando há vazamento de pressão, deve-se avisar o comandante e afastar da área os passageiros.
•O speech pré-vôo feito aos passageiros é uma medida preventiva de segurança.
•Para impedir o pânico, antes de comunicar aos passageiros uma situação de
emergência, o comissário deve posicionar-se ao longo da cabine para conter as primeiras manifestações.
•Num pouso de emergência, os megafones são usados na pane do sistema de microfones (P.A.) e para orientar os passageiros também fora da aeronave.
•No pouso forçado, para evitar o pânico, os comissários devem comunicar aos pax’s a situação, não demonstrando medo e não a exagerando.
•Ao utilizar a biruta d’água, deve-se cuidar para que não fique presa em alguma parte da aeronave.
•Numa sobrevivência na selva, é mais fácil armar abrigos utilizando materiais próprios do ambiente, por exemplo, madeira, folhas largas, etc.
•Deve-se aguardar 30 minutos para beber a água purificada com tintura de iodo (para cada litro, 8 gotas).
•Numa sobrevivência no mar, não conseguindo coletar água da chuva, é indicado reduzir a alimentação e, nos dias quentes, usar roupas molhadas.
•Em média, a quantidade diária de água que um náufrago necessita é de meio litro.
•Ao avistar aeronave ou embarcação, deve-se sinalizar com foguete pirotécnico, corante marcador de água e espelho.
•As cobras não-peçonhentas possuem escamas regulares, hábitos diurnos e o veneno não é inoculado no ser humano.
•Conhecer os equipamentos de emergência disponíveis, o uso e a sua localização, é um dos procedimentos relacionados à segurança a bordo da aeronave.
•Antes do embarque dos passageiros, os comissários devem verificar a localização e o funcionamento dos extintores e equipamentos de prevenção, substituindo-os se for necessário.
•Notificar a cabine de comando, combater o fogo e isolar a área são as providências que devem ser tomadas pelo comissário ao constatar fogo no interior da aeronave.
•As luzes de sinalização na água, alimentadas por baterias de reação química, são localizadas na amarradura do bote e na parte superior dos coletes.
•Na sobrevivência no mar, a biruta d’água mantém o bote próximo ao local do acidente.
•As cordas de emergência são feitas de látex, nylon e neoprene.
•Numa evacuação, ao constatar que uma saída não pode ser aberta por condições externas desfavoráveis, o comissário deve permanecer junto a ela e redirecionar os pax’s.
•As portas de uma aeronave podem ser operadas interna e externamente, tanto em situação normal quanto em emergência.
•Na gestante, o cinto de segurança deve ser colocado por cima de uma almofada ou travesseiro, protegendo a barriga.
•Na selva, para evitar as picadas de mosquitos, organizar o acampamento em terreno alto, afastado de brejos, charco e pântanos, e dormir protegido por mosquiteiro. O uso de barro na face ou óleo extraído de cocos (ou de frutos como o piqui) serve de proteção contra os insetos.
•É desaconselhável construir abrigos embaixo de grandes árvores, de coqueiros e em regiões onde possam ocorrer avalanches, desmoronamento de encostas e em locais próximos ao leito de rios.
•Para eliminar carrapatos do corpo, aplicar um pingo de iodo ou aproximar a ponta acesa de um cigarro. O carrapato se soltará, evitando-se que a cabeça do inseto não se separe do corpo e permaneça encravada na pele, originando uma infecção.
•As pulgas são comuns nas moradias abandonadas, secas e cheias de poeira.
•A sarna, causada pelos acarinos, procura penetrar a pele na região da cintura, axilas, virilha e partes do corpo umedecidas pelo suor.
•Para dormir é aconselhável construir uma tarimba (lastro de madeira, afastado do chão, evitando o contato com animais peçonhentos e a umidade) no interior do abrigo.
•Deve-se evitar a ingestão de água morna com temperatura elevada ou morna porque são águas que recentemente desceram da superfície e que, portanto, podem estar poluídas. As águas de nascentes frias são as mais saudáveis e podem ser ingeridas depois de tratadas.
•Nas regiões desérticas e pedregosas, a água pode ser encontrada em leitos secos de rios, escavando na parte mais baixa do lado de fora de uma curva do canal aberto pela corrente.
•Para sobreviver em quaisquer condições, o ser humano necessita diariamente de 90 gramas de proteínas.
•Comparando-as com os carboidratos e proteínas, as gorduras fornecem mais que o dobro de calorias por unidade de peso. Quando ingeridas continuamente formam ácido (ketose).
•Na selva, os alimentos são mais facilmente encontrados na faixa da costa bem junto ao mar, entre as marcas da maré alta e da maré baixa, e também nas encostas de florestas, onde os pássaros costumam se alimentar com sementes e frutas.
•É difícil encontrar alimentos nos altos píncaros das montanhas, nos espinhaços secos e em áreas de florestas densas e contínuas.
•Na alimentação de seres humanos, os gafanhotos, as lagartas sem pêlo, as larvas, as crisálidas de escaravelhos furadores de madeiras, os iças ou tanajuras e os cupins fornecem alto teor de gordura.
•As bactérias e micróbios são os piores inimigos na conservação dos alimentos, quando as condições de higiene do acampamento não são adequadas.
•Nunca ingerir alimento desconhecido. Cozinhar uma amostra, prová-la, mastigando-a durante cinco minutos. Se durante este tempo, não ocorrerem alterações no paladar, ele poderá ser ingerido.
•Para verificar se um vegetal é comestível, deve-se cozinhá-lo.
•Os cogumelos não devem ser ingeridos, até mesmo cozidos.
•As urtigas e os avelós agem por contato e não servem como alimento. Em geral, a casca das árvores que não servem como alimento são resinosas.
•Onívoros é o animal que come tudo.
•Em geral, a raiz, o fruto e as folhas são as partes comestíveis das plantas terrestres ou aquáticas. Todas as partes de algumas plantas são comestíveis.
•Existem três tipos de fetos vegetais que são comestíveis: o feto brácteo, o arbóreo e o polipódeo. A maioria dos fetos vegetais é comestível e nenhum deles é venenoso.
•Os fetos vegetais são encaracolados, suculentos e possuem fiapos que os deixam amargos. Basta esfregá-los dentro da água para perderem o amargor.
•A casca do pinheiro, rica em vitamina C, quando verde pode ser aproveitada como alimento. Se estiver marrom, contém tanino que a deixa muito amarga. A parte interna da casca pode ser aproveitada como alimento e para farinha. A casca é melhor digerida quando recém formada (na primavera).
•A palmeira (árvore da providência) fornece o palmito que pode alimentar o sobrevivente por vários dias.
•Limpa-se mariscos, ostras, mexilhões, crustáceos e lagostas deixando-os de molho durante a noite, soltando toda a areia e impurezas.
•Os mexilhões negros são venenosos.
•O peixe para ser moqueado não precisa ser escamado.
•A água em que for fervida a mandioca, a macacheira e o arum, para retirar a nocividade, não deve ser aproveitada na alimentação.
•Para elaborar xarope ou calda com o suco sumarento e doce de uma planta, basta fervê-lo lentamente.
•O alimento, principalmente caças, crustáceos, peixes, etc., na falta de utensílios adequados, pode ser envolto em barro ou argila e colocado numa cova rasa abaixo do fogo, durante algum tempo. Este é o processo de cozimento indireto.
•O alimento também pode ser preparado sobre o braseiro no moquém fixo ou móvel para consumo imediato ou posterior se for defumado.
•O bambu, se cortado próximo do nó e carbonizado parcialmente, pode ser usado como vasilhame (caneco) para água ou sopa.
•Os brotos do bambu quando novos e fervidos duas ou três vezes para perder o amargor podem ser aproveitados na alimentação. As bainhas existentes nos brotos devem ser removidas antes do preparo. Existem bambus que para perderem o amargor devem permanecer na lama ou barro por, mais ou menos, três dias.
•O alimento marinho deve ser guardado bem seco.
•Para secar o alimento vegetal (bananas, raízes, batatas, inhames, etc) cortá-lo em fatias e expor ao sol ou numa fogueira.
•A raiz de imbaúba fornece água para o sobrevivente.
•As raízes dos veratros ou heléboros são prejudiciais ao ser humano.
•As folhas novas, as flores e as hastes do mamoeiro, após tratadas adequadamente, fornecem a vitamina A. Os frutos, vitamina C.
•Os cocos, quando caem no chão germinam no mesmo ponto onde caíram. Deles, aproveita-se o leite, a polpa e a massa esponjosa (chamada pão) que enche a cavidade. Essa massa pode ser comida crua ou tostada sobre a chama.
•O óleo de coco é usado como preventivo às queimaduras do sol e como repelente aos insetos e bicho-de-pé.
•Os fragmentos utilizados para iniciar uma combustão são denominados iscas.
•Para iniciar uma combustão, utilizam-se fósforos, isqueiros, fagulha de bateria, uma lente em dia ensolarado e o cartucho pirotécnico utilizado na sinalização.
•Archote é uma tocha de fogo improvisada para iluminação à noite.
•A cobra-do-mar não serve como alimento ao homem.
•A armadilha deve ser colocada na parte mais estreita da trilha do animal.
•A maioria dos peixes perigosos para a alimentação do homem é da família dos baiacus, possuem o corpo arredondado, placas ósseas ou as espinhas expostas.
3 comentários:
Muito bom os seus resumos.
Como vc disse, vc estudeou bastante pelos sites do piloto comercial e meio aereo fazendo os simulados, é isso que tenho feito tb, e me ajuda muito e acerto a maioria, porém já vi sites dizendo que não é bom ficar só nos simulados, o que vc achou? obrigada Maísa
Otimo resumo!!!
muito bom o resumo.
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