quinta-feira, 11 de março de 2010

Cada dia mais bonita.

As mulheres se preocupam muito com seu peso e às vezes esquecem que, para ser bonita, não é preciso ser magra e alta. Uma mulher bem cuidada chama muito a atenção, pois isso mostra que ela se preocupa em estar bem.
Qualquer mulher pode aprender a ser uma comissária e começar a cuidar bem de sua apresentação pessoal: unhas, cabelos e maquiagem.”

Cabelos impecáveis como os das CMs.
Muitas mulheres sentem dificuldade em aprender a prender o cabelo e usar adequadamente os produtos para fixar os fios. Para ficarem no lugar, é necessário o uso de um bom fixador spray, sem álcool. A maneira de aplicar o produto também é muito importante.
Use com certa distancia, isso dará maior uniformidade ao cabelo.
Para domar os cachos use cremes sem enxágüe e só penteie o cabelo enquanto ele estiver molhado, depois não mexa mais.
Não esqueça também de hidratá-lo uma vez por semana, é indispensável.

A Make
A maior dificuldade com a maquiagem é o delineador, pois requer atenção e prática, que levará a perfeição.
Cuidar da pele do rosto antes da maquiagem é importante. Isso faz com que a maquiagem seja mais duradora e fique com um aspecto mais bonito.
Limpeza do rosto não é lavar somente com sabão, deve-se lavar assim que acordar com sabão líquido específico para o rosto,depois passe leite de limpeza para que não sobre nenhum resíduo e, em seguida - com leves batidinhas com algodão - passe o refrescante tônico facial. Depois é só começar a passar uma maquiagem leve, com corretivo, base e pó, blush bem discreto e sombra neutra.
Para uma maquiagem mais charmosa, vale deixar o gloss de lado e usar batom. Perceba que as aeromoças usam batom, e não gloss! O batom traz um requinte maior.
Nenhuma mulher deve esquecer-se de levar o lápis de olho, rímel, pó facial e o batom na bolsa.

Empresas aéreas

ABAETÉ LINHAS AÉREAS
Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães
Salvador - Bahia - Tel: (71) 3377-2555
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a ABAETÉ opera voos regulares
Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Salvador

ADDEY TÁXI AÉREO
Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães
Salvador - Bahia - Tel: (71) 3377-1993
Cidades em que a ADDEY opera voos regulares
Morro de São Paulo, Salvador

AERO STAR
Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães
Salvador - Bahia - Tel: (71) 3377-4406
Cidades em que a AERO STAR opera voos regulares
Barra Grande, Morro de São Paulo, Salvador

AIR MINAS LINHAS AÉREAS
Rua Petrópolis, 20-B
Ribeirão das Neves - Minas Gerais - Tel.: 0300 210 2112 *
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a AIR MINAS opera voos regulares
Belo Horizonte, Ipatinga, Montes Claros, São Paulo, Uberaba, Uberlândia


ASTA - AMÉRICA DO SUL TÁXI AÉREO
Aeroporto Marechal Rondon - Box 4
Várzea Grande - Mato Grosso - Tel.: (65) 3682-2695
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a ASTA opera voos regulares
Aripuanã, Cuiabá , Juara, Juína, Juruena


AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS
Alameda Surubiju, 2010, Alphaville - Barueri/SP - Tel.: 3003-2985
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a AZUL opera voos regulares
Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Maringá, Natal, Navegantes, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Vitória

CRUISER LINHAS AÉREAS
Aeroporto Bacacheri, s/n, Hangar 12 - Curitiba/PR
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a CRUISER opera voos regulares
Aripuanã, Cuiabá , Juara, Juína


GOL TRANSPORTES AÉREOS LTDA
Rua Tamoios, 246 – Jardim Aeroporto - São Paulo/SP - Tel.: 0300 789 2121 *
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a GOL opera voos regulares
Aracajú, Aruba, Assunção, Bauru, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Buenos Aires, Campina Grande, Campinas, Campo Grande, Caxias do Sul, Chapecó, Córdoba, Cruzeiro do Sul, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçú, Goiânia, Ilhéus, Imperatriz, João Pessoa, Joinville, Juazeiro do Norte, Londrina, Macapá, Maceió, Manaus, Marabá, Maringá, Montevidéu, Natal, Navegantes, Palmas, Petrolina, Porto Alegre, Porto Seguro, Porto Velho, Presidente Prudente, Punta Cana, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Rosario, Salvador, Santa Cruz de la Sierra, Santarém, Santiago, São Luís, São Paulo, Teresina, Uberlândia, Vitória


META - MESQUITA TRANSPORTES AÉREOS LTDA
Avenida Santos Dumont, nº 100 – Aeroporto - Boa Vista/RR - Tel: 0300 7895503 *
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a META opera voos regulares
Altamira, Belém, Boa Vista, Georgetown, Itaituba, Monte Dourado, Oriximiná, Paramaribo, Santarém

NHT - LINHAS AÉREAS LTDA
Rua Dona Teodora , nº 503 – Porto Alegre/RS - Tel: 0300 1434343 *
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a NHT opera voos regulares
Caçador, Chapecó, Criciúma, Curitiba, Erechim, Florianópolis, Guarapuava, Joaçaba, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Uruguaiana

OCEANAIR LINHAS AÉREAS LTDA
Av. Prof. Vicente Rao, 823 - São Paulo/SP - Tel.: (11) 4004-4040 e 0300-7898160 *
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a OCEANAIR opera voos regulares
Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Chapecó, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Passo Fundo, Petrolina, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo


PANTANAL LINHAS AÉREAS
Av. Nações Unidas, 10989 cj 81 - V Olímpia - São Paulo/SP - Tel.: 0800-6025888
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a PANTANAL opera voos regulares
Araçatuba, Bauru, Juiz de Fora, Marilia, Maringá, Presidente Prudente, São Paulo


PASSAREDO TRANSPORTES AÉREOS S/A
Rua Guatapará, 383 – Vila Virgínia - Ribeirão Preto/SP - Tel.: (16) 3514-7111
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a PASSAREDO opera voos regulares
Barreiras, Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Ji-Paraná, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo, Uberlândia, Vitória da Conquista
Cidades em que a PASSAREDO opera em sistema de Codeshare com a TAM
Porto Alegre e Salvador


RICO LINHAS AÉREAS S/A
Aeroporto Internacional Eduardo Gomes – TPS II - Manaus/AM - Tel: (92) 4009-8333
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a RICO opera voos regulares
Borba, Coari, Manaus, Manicoré, Maués

SETE - LINHAS AÉREAS
Praça Capitão Frazão - Hangar Sete - Goiânia/GO - Tel: (62) 3096-7007
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a SETE opera voos regulares
Belém, Brasília, Carajás, Conceição do Araguaia, Confresa, Goiânia, Gurupi, Marabá, Minaçu, Ourilândia do Norte, Redenção, Santana do Araguaia, São Felix do Araguaia, São Felix do Xingu

SOL LINHAS AÉREAS
Aeroporto Municipal de Cascavel - Cascavel/PR - Tel: (45) 2104-4242 - Reservas: 0300 210 4242
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a SOL opera voos regulares
Cascavel, Curitiba, Maringá

TAM LINHAS AÉREAS S/A
Avenida Jurandir n.º 856 - São Paulo/SP - Tel.: 5582-8811
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a TAM opera voos regulares com aviões proprios
Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Buenos Aires, Campinas, Campo Grande, Caracas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Frankfurt, Goiânia, Ilha de Comandatuba, Ilhéus, Imperatriz, Joinville, João Pessoa, Lima, Londres, Londrina, Macapá, Maceió, Madri, Manaus, Marabá, Miami, Milão, Montevidéu, Natal, Navegantes, New York, Orlando, Palmas, Paris, Porto Alegre, Porto Seguro, Porto Velho, Recife, Ribeirão Preto, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Santarém, Santiago, São José do Rio Preto, São Paulo, São Luis, Teresina, Uberlândia, Vitória
Cidades brasileiras em que a TAM opera em sistema de Codeshare
(posicione o mouse, nunca clique, sobre o nome da cidade para saber a empresa que opera o vôo)
Alta Floresta, Altamira, Araguaína, Araxá, Barreiras, Bonito, Caçador, Carajás, Cascavel, Chapecó, Corumbá, Criciúma, Dourados, Erechim, Fernando de Noronha, Governador Valadares, Guarapuava, Ipatinga, Itaituba, Ji-Paraná, Joaçaba, Lençóis, Maringá, Montes Claros, Parintins, Passo Fundo, Pelotas, Petrolina, Rio Grande, Rondonópolis, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, São José dos Campos, Sinop, Trombetas, Tucuruí, Uberaba, Uruguaiana, Vilhena
Cidades estrangeiras em que a TAM opera em sistema de Codeshare
(Consulte o site da TAM para maiores informações sobre voos para estas localidades)
Aberdeen, Antofagasta, Arequipa, Arica, Assunción, Atlanta, Austin, Balmaceda, Belfast, Berlin, Boston, Bremen, Calama, Calgary, Chicago, Chiclayo, Ciudad del Este, Cleveland, Cochabamba, Com. Rivadavia, Concépcion, Copenhagen, Copiapó, Córdoba, Cuzco, Dallas, Denver, Detroit, Dublin, Dusseldorf, Edimburgo, Edmonton, El Calafet, El Salvador, Estocolmo, Faro, Funchal, Geneva, Grasgow, Hamburg, Hanover, Jacksonville, Juliaca, La Serena, Las Vegas, Lisboa, Los Angeles, Manchester, Mendoza, Minneapolis, Montreal, Munich, Nuremberg, Oslo, Osorno, Ottawa, Pequim, Phoenix, Piura, Portland, Porto, Porto Santo, Pucallpa, Puerto Maldonado, Puerto Montt, Punta Arena, Punta del Este, Quebec, Raleigh Durham, Rio Gallegos, Santa Cruz de la Sierra, Salt Lake, Salta, San Diego, San Francisco, San Jose, Seattle, Sttutgart, Tacna, Tampa, Tarapoto, Temuco, Toronto, Trujilo, Ushuaia, Valdivia, Vancouver


TEAM TRANSPORTES ESPECIAIS AÉREOS
Av. Ayrton Senna, 2541 - Rio de Janeiro/RJ - Tel: (21) 2117-8300
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a TEAM opera voos regulares
Búzios, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio de Janeiro, Vitória


TRIP – TRANSP AÉREO REGIONAL DO INTERIOR PAULISTA
Rua Luiz Gama, 209 – Bonfim - Campinas/SP
Call Center: 0300 789 8747*
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a TRIP opera voos regulares
Alta Floresta, Altamira, Aracaju, Araçatuba, Araguaína, Araxá, Barcelos, Belém, Belo Horizonte, Bonito, Brasília, Cabo Frio, Campinas, Campo Grande, Carajás, Cascavel, Coari, Corumbá, Criciúma, Cruzeiro do Sul, Cuiabá, Curitiba, Diamantina, Dourados, Eirunepé, Fernando de Noronha, Fonte Boa, Foz do Iguaçu, Goiânia, Governador Valadares, Humaitá, Ilhéus, Ipatinga, Itaituba, Ji-Paraná, Joinville, Juiz de Fora, Lábrea, Londrina, Maceió, Manaus, Maringá, Montes Claros, Natal, Navegantes, Parintins, Patos de Minas, Petrolina, Porto Alegre, Porto Seguro, Porto Velho, Recife, Ribeirão Preto, Rio Branco, Rio de Janeiro, Rio Verde, Rondonópolis, Salvador, Santa Isabel do Rio Negro, Santarém, São Gabriel da Cachoeira, São João del Rei, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Paulo de Olivença, Sinop, Tabatinga, Tefé, Trombetas, Tucuruí, Uberaba, Uberlândia, Vilhena, Vitória, Vitória da Conquista
A TRIP opera em sistema de Codeshare com a TAM para diversas capitais

VARIG S/A
Avenida Alm. Silvio Noronha, 365 BL. C – 4and - Rio de Janeiro/RJ - Tel.: 4003-7000
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a VARIG opera voos regulares
Belo Horizonte, Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santiago, São Paulo
Visando otimizar a malha doméstica, a GOL e a VARIG unificaram suas operações, portanto os voos dómesticos estão incluídos em nossas informações sobre a GOL


WEBJET LINHAS AÉREAS LTDA
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 199, sls. 301 a 304 - Rio de Janeiro/RJ - Tel.: (21) 3535-7677
(veja a frota) - (relação de voos)
Cidades em que a WEBJET opera voos regulares
Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo

Como é a prova de Comissário?

São quatro grupos cada, qual com 20 questões.
Terá 3 horas para realizar a prova. Textos de multipla escolha 4 alternativas por questão, terá que acertar 70% da prova sendo 6 erros de 20 questões.

I grupo: Emeregência, Segurança e Sobrevivência

II grupo: Direito Aeronáutico, Sistema de Aviação Civil, Segurança de Vôo, Regulamentos da Profissão e Direito do Trabalho e Previdenciário.

III grupo: Primeiros Socorros, Higiene e Medicina Aeroespacial

IV grupo: Conhecimentos Gerais de Aeronave, Meteorologia e Navegação

Ajudinha com questões para Banca da ANAC ")

Marque quantos acertos e erros, respostas no final.

BLOCO1
EMERGÊNCIA


01. A emergência em que há tempo hábil para se determinar a posição que minimiza os efeitos do impacto sobre os passageiros denomina-se:
a) Acidental b) Preparada
c) Provocada d) Despreparada

02. Despressurização significa:
a) Um local cuja pressão interna é zero.
b) Entrada forçada do ar para um meio de maior pressão.
c) A saída do ar de um meio de menor para um de maior pressão.
d) A saída do ar de um meio de maior para um de menor pressão.

03. O oxigênio terapêutico (máscara oro-nasal) tem como finalidade:
a) Servir de proteção no combate ao fogo.
b) Atender passageiros que estejam com parada circulatória.
c) Atender passageiros e tripulantes com insuficiência respiratória.
d) Proteger tripulantes que estejam em áreas com fumaça e/ou gases tóxicos.

04. O conjunto de sobrevivência no mar é um equipamento obrigatório para aeronaves que efetuam vôos:
a) Costeiros b) Regionais
c) Domésticos d) Transoceânicos.

05. Assinale a alternativa mais correta, com relação ao uso de megafones existentes a bordo:
a) Somente em casos de falha no sistema P.A.
b) Em comunicação entre um bote e outro, em pouso no mar.
c) Somente em situações de emergência, em pouso na selva.
d) Em pane no sistema P.A. e para orientar os passageiros em pousos de emergência

07. No caso de um pouso de emergência, para se evitar ferimentos, todo material solto na cabine deve ser recolhido e guardado:
a) Nos toaletes, travando-os.
b) Atrás das últimas poltronas.
c) Sob as poltronas dos passageiros.
d) Nos compartimentos dos equipamentos de emergência.

08. Nos fatores citados abaixo, identifique o que não determina a necessidade de um pouso de emergência:
a) Sabotagem.
b) Morte de passageiro a bordo.
c) Perda total da força elétrica.
d) Perda de combustível por vazamento.

12. Qualquer passageiro que estiver recebendo oxigênio terapêutico por tempo prolongado, sofrerá um ressecamento no rosto e nas mucosas. Para minimizar os efeitos deste ressecamento, deve-se:
a) Aplicar qualquer substância gordurosa no rosto.
b) Ministrar oxigênio por apenas vinte minutos e solicitar a orientação de um médico a bordo.
c) Dar um copo de água a cada dez minutos a umidificação da área verificando a necessidade de continuar a aplicação de oxigênio.
d) Promover a cada dez minutos a umidificação da área verificando a necessidade de continuar a aplicação de oxigênio.

14. Durante uma turbulência os comissários devem:
a) Efetuar o serviço de bordo normalmente.
b) Circular pelo corredor para ver se está tudo bem.
c) Ficar em seus assentos com os cintos afivelados.
d) Ficar em seus assentos sem colocar o cinto de segurança.

16. Visando a segurança dos passageiros, ao serem comunicados que passarão por turbulência, os comissários adotam alguns procedimentos:
a) guardam as bagagens de mão nos toaletes e suspendem os serviços de bordo.
b) orientam os passageiros para que atem os cintos de segurança e reclinem a cadeira.
c) todos os compartimentos travados, cintos afivelados, mesinhas travadas e fechadas, o serviço de bordo é interrompido imediatamente
d) travam os compartimentos da galley, verificam se todas as portas de emergência estão fechadas e os cintos de segurança atados.

18. Ao verificar os equipamentos de sobrevivência no pré-vôo, o comissário deverá ter em mente que a relação quantidade de kits/pax deverá ser de:
a) 1 para cada 50 pax, desprezando-se as frações
b) 1 para cada 20 pax, desprezando-se as frações.
c) 2 para cada 25 pax, desprezando-se as frações.
d) 24 para cada 50 paz, desprezando-se as frações.

20. O sistema de oxigênio fixo existente na aeronave é dividido em:
a) um para cada tripulante.
b) um para cada tripulante da cabine de comando.
c) dois, sendo um para a cabine de comando e um para a cabine de passageiros.
d) dois, sendo um para a cabine de comando e um para a galley traseira.

22. Preparando-se para um pouso de emergência, os comissários deverão verificar:
a) posição de impacto dos passageiros.
b) posição de impacto dos tripulantes.
c) extintores de incêndio.
d) pax com cintos atados, mesinhas travadas, encostos das poltronas na posição vertical.

25. A existência de uma máscara de oxigênio a mais na unidade de serviço de passageiro (PSU) é:
a) para atender pax/trips em caso de insuficiência respiratória.
b) para ser utilizada em caso de fumaça intensa na cabine pelo comissário.
c) caso haja uma criança de colo ou para o comissário numa situação de despressurização.
d) para atender pax que estejam em macas e precisem de oxigênio durante todo o vôo.

29. Em caso de despressurização da cabine de passageiros os procedimentos que os comissários deverão adotar são:
a) atender crianças e idosos prioritariamente.
b) continuar normalmente com o serviço de bordo.
c) sentar na poltrona mais próxima e pegar a máscara sobressalente e atender paxs próximos.
d) voltar para a sua estação e aguardar orientação do comandante.

31. É vedado o uso de aparelhos celulares para passageiros e tripulantes:
a) desde a entrada no aeroporto.
b) em qualquer fase do vôo.
c) desde a entrada dos portões de embarque e na sala de espera.
d) somente na sala de embarque.

35. Em uma emergência preparada, o motivo pelo qual os comissários mandam retirar os brincos e objetos pontiagudos, é para:
a) evitar ferimentos no pouso.
b) não estragar os equipamentos de combate ao fogo.
c) não perder na hora do impacto.
d) não ser usado como arma.

40. Para atuar com sucesso numa situação de emergência, deve-se:
a) saber apenas como se operam as escorregadeiras e as saídas de emergência.
b) estar familiarizado com todo equipamento que se tem a disposição.
c) estar familiarizado com os outros tripulantes e também com as saídas de emergência.
d) saber apenas onde estão localizados os extintores, máscaras, megafones e machadinhas.

42. O que os comissários deverão adotar antes de ser comunicada uma situação de emergência, é:
a) posicionar-se ao longo da cabine para conter as primeiras manifestações de pânico.
b) retornar à sua estação e assumir a posição de impacto, após interromper o serviço de bordo.
c) prosseguir com o serviço de bordo normalmente para que os passageiros não entrem em pânico.
d) ficar próximo à cabine de comando para se manter informado de qualquer alteração na programação.

43. O momento adequado para se abrir as saídas de emergência, quando a evacuação se tornar evidente, após a parada total da aeronave, será:
a) aguardar a chegada do serviço de apoio terrestre.
b) efetuar o corte dos motores e a verificação da área externa.
c) combater o fogo, se houver, porque há risco de explosão.
d) aguardar a chegada do corpo de bombeiros e da manutenção do aeroporto.


PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNCDIO

134. O material a ser utilizado para fazer fumaça branca, durante uma sobrevivência na selva é:
a) panos, grande quantidade de água, qualquer tipo de folhas.
b) folhas verdes, musgos e pequena quantidade de água.
c) folhas secas, musgos e pequena quantidade de água.
d) borracha, óleo, plástico ou qualquer outro derivado do petróleo.

135. Durante uma sobrevivência na selva, com a quantidade de água diminuta, os sobreviventes deverão dar preferência para comer:
a) vegetais b) carnes
c) ovos d) sementes

136. Durante uma sobrevivência na selva se houver necessidade de se empreender uma jornada, a pessoa a deslocar-se deverá levar consigo, no que se refere à quantidade de provisões, em relação ao grupo, o:
a) dobro b) triplo
c) uma porção d) quádruplo.

138. Numa sobrevivência na selva, após descansar física e mentalmente, um dos tripulantes deverá:
a) encarregar-se de todas as tarefas.
b) aguardar orientação do comandante.
c) dar a cada indivíduo válido uma tarefa a cumprir.
d) selecionar entre os sobreviventes os que irão encetar marcha.

140. Na sobrevivência no mar, poder-se-á diminuir o espaço entre os botes, encurtando-se as cordas que os unem somente quando:
a) a temperatura diminuir.
b) houver tempestades.
c) avistar-se terra.
d) as águas estiverem calmas.

142. Nas costas marítimas, o local apropriado para encontrar água potável é:
a) nas elevações b) terrenos áridos.
c) terrenos irregulares d) acima das marés altas.

144. Estando os sobreviventes em uma ilha, o local em que poderá encontrar caranguejos com maior facilidade será:
a) no fundo do rio.
b) na areia da praia.
c) debaixo das pedras próximas aos riachos.
d) nos baixios dos mangues.

146. Numa sobrevivência na selva, para se sinalizar com foguete pirotécnico, deve-se segurá-lo:
a) na posição vertical.
b) na posição horizontal.
c) a 45º em relação à linha do horizonte e contra o vento.
d) a 45º em relação à linha do horizonte e a favor do vento.

148. Durante uma sobrevivência no mar, os sobreviventes deverão liberar um pouco de ar das câmaras:
a) nos dias frios.
b) nos dias quentes.
c) durante a noite.
d) durante o dia e repor a noite.

150. O cuidado que se deve ter com a biruta d’água no caso de uma sobrevivência no mar é:
a) logo que subir no bote, lançá-la para que os sobreviventes possam subir com maior facilidade.
b) armá-la logo que possível para destilar e dessalgar a água do mar.
c) colocá-la de forma que seja possível coletar água da chuva.
d) verificar que não fique presa nos destroços da aeronave.

152. Numa sobrevivência na selva para facilitar a localização durante o dia, os sobreviventes poderão produzir fumaça negra utilizando:
a) borracha e óleo de motor.
b) óleo de motor, folhas verdes e musgos.
c) folhas secas e pequena quantidade de água.
d) folhas verdes, musgos e pequena quantidade de água.

154. O pó marcador deve ser utilizado numa sobrevivência no mar:
a) quando for avistado um cardume de peixes.
b) ao avistar ou ouvir aeronave, durante o dia.
c) à noite, ao ouvir barulho de navio ou aeronave.
d) ao avistar terra ou ilha adiante

156. Quando no combate a incêndio de equipamentos elétricos energizados se corta a fonte de energia, o objetivo é de:
a) facilitar o acesso ao local onde está correndo o fogo para o combate.
b) transformar em incêndio classe C em A e ter-se mais opções de combate ao fogo.
c) possibilitar ao combatente utilizar os extintores que tem por principio de extinção o abafamento.
d) obter uma maior eficácia no combate uma vez que o combatente poderá fazer uso dos extintores de forma correta.

158. Numa situação de sobrevivência, com relação à sinalização, os pirotécnicos, pó marcador e espelho deverão ser usados:
a) durante o dia esporadicamente a fim de chamar a atenção de alguma aeronave que esteja passando.
b) quando ouvir ou avistar uma aeronave durante o dia.
c) durante o dia e à noite sempre que ouvir ou avistar uma aeronave.
d) quando receber orientação do comandante para utilizá-los.

160. São exemplos de materiais combustíveis pertencentes à classe B:
a) madeira, tecido e papel.
b) madeira, alumínio e gasolina.
c) magnésio, zinco e alumínio.
d) gasolina, álcool e querosene

162. O sobrevivente ao pescar deverá evitar alimentar-se de peixes que possuam:
a) ferrões junto às nadadeiras dorsais e peitorais.
b) boca semelhante a bico de papagaio.
c) muitas espinhas.
d) formato rombiodal.

164. As formas de extinção de fogo são:
a) retirada do material, resfriamento, abafamento.
b) resfriamento, aquecimento, abafamento, extinção química.
c) abafamento, retirada do material combustível, encharcamento.
d) isolamento, extinção química, abafamento, aquecimento.

166. Um dos peixes mais perigosos dos nossos rios, carnívoro e extremamente feroz é o(a):
a) pirarara b) candiru.
c) arraia d) piranha.

168. A combustão resultante da fermentação natural de materiais orgânicos que com o calor proporcional atingem o ponto de ignição é a:
a) ativa b) lenta
c) espontânea d) rápida

170. No caso de incêndio, retirando-se o material combustível, o fogo extinguirá pelo método de:
a) abafamento.
b) resfriamento.
c) isolamento.
d) sufocamento.


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Respostas
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01.B --- 134.B
02.D --- 135.A
03.C --- 136.A
04.D --- 138.C
05.D --- 140.D
07.A --- 142.D
08.B --- 144.D
12.D --- 146.D
14.C --- 148.B
16.C --- 150.D
18.A --- 152.A
20.C --- 154.B
22.D --- 156.B
25.C --- 158.B
29.C --- 160.D
31.B --- 162.B
35.A --- 164.A
40.B --- 166.D
42.A --- 168.C
43.B --- 170.C
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