quinta-feira, 11 de março de 2010

Ajudinha com questões para Banca da ANAC ")

Marque quantos acertos e erros, respostas no final.

BLOCO1
EMERGÊNCIA


01. A emergência em que há tempo hábil para se determinar a posição que minimiza os efeitos do impacto sobre os passageiros denomina-se:
a) Acidental b) Preparada
c) Provocada d) Despreparada

02. Despressurização significa:
a) Um local cuja pressão interna é zero.
b) Entrada forçada do ar para um meio de maior pressão.
c) A saída do ar de um meio de menor para um de maior pressão.
d) A saída do ar de um meio de maior para um de menor pressão.

03. O oxigênio terapêutico (máscara oro-nasal) tem como finalidade:
a) Servir de proteção no combate ao fogo.
b) Atender passageiros que estejam com parada circulatória.
c) Atender passageiros e tripulantes com insuficiência respiratória.
d) Proteger tripulantes que estejam em áreas com fumaça e/ou gases tóxicos.

04. O conjunto de sobrevivência no mar é um equipamento obrigatório para aeronaves que efetuam vôos:
a) Costeiros b) Regionais
c) Domésticos d) Transoceânicos.

05. Assinale a alternativa mais correta, com relação ao uso de megafones existentes a bordo:
a) Somente em casos de falha no sistema P.A.
b) Em comunicação entre um bote e outro, em pouso no mar.
c) Somente em situações de emergência, em pouso na selva.
d) Em pane no sistema P.A. e para orientar os passageiros em pousos de emergência

07. No caso de um pouso de emergência, para se evitar ferimentos, todo material solto na cabine deve ser recolhido e guardado:
a) Nos toaletes, travando-os.
b) Atrás das últimas poltronas.
c) Sob as poltronas dos passageiros.
d) Nos compartimentos dos equipamentos de emergência.

08. Nos fatores citados abaixo, identifique o que não determina a necessidade de um pouso de emergência:
a) Sabotagem.
b) Morte de passageiro a bordo.
c) Perda total da força elétrica.
d) Perda de combustível por vazamento.

12. Qualquer passageiro que estiver recebendo oxigênio terapêutico por tempo prolongado, sofrerá um ressecamento no rosto e nas mucosas. Para minimizar os efeitos deste ressecamento, deve-se:
a) Aplicar qualquer substância gordurosa no rosto.
b) Ministrar oxigênio por apenas vinte minutos e solicitar a orientação de um médico a bordo.
c) Dar um copo de água a cada dez minutos a umidificação da área verificando a necessidade de continuar a aplicação de oxigênio.
d) Promover a cada dez minutos a umidificação da área verificando a necessidade de continuar a aplicação de oxigênio.

14. Durante uma turbulência os comissários devem:
a) Efetuar o serviço de bordo normalmente.
b) Circular pelo corredor para ver se está tudo bem.
c) Ficar em seus assentos com os cintos afivelados.
d) Ficar em seus assentos sem colocar o cinto de segurança.

16. Visando a segurança dos passageiros, ao serem comunicados que passarão por turbulência, os comissários adotam alguns procedimentos:
a) guardam as bagagens de mão nos toaletes e suspendem os serviços de bordo.
b) orientam os passageiros para que atem os cintos de segurança e reclinem a cadeira.
c) todos os compartimentos travados, cintos afivelados, mesinhas travadas e fechadas, o serviço de bordo é interrompido imediatamente
d) travam os compartimentos da galley, verificam se todas as portas de emergência estão fechadas e os cintos de segurança atados.

18. Ao verificar os equipamentos de sobrevivência no pré-vôo, o comissário deverá ter em mente que a relação quantidade de kits/pax deverá ser de:
a) 1 para cada 50 pax, desprezando-se as frações
b) 1 para cada 20 pax, desprezando-se as frações.
c) 2 para cada 25 pax, desprezando-se as frações.
d) 24 para cada 50 paz, desprezando-se as frações.

20. O sistema de oxigênio fixo existente na aeronave é dividido em:
a) um para cada tripulante.
b) um para cada tripulante da cabine de comando.
c) dois, sendo um para a cabine de comando e um para a cabine de passageiros.
d) dois, sendo um para a cabine de comando e um para a galley traseira.

22. Preparando-se para um pouso de emergência, os comissários deverão verificar:
a) posição de impacto dos passageiros.
b) posição de impacto dos tripulantes.
c) extintores de incêndio.
d) pax com cintos atados, mesinhas travadas, encostos das poltronas na posição vertical.

25. A existência de uma máscara de oxigênio a mais na unidade de serviço de passageiro (PSU) é:
a) para atender pax/trips em caso de insuficiência respiratória.
b) para ser utilizada em caso de fumaça intensa na cabine pelo comissário.
c) caso haja uma criança de colo ou para o comissário numa situação de despressurização.
d) para atender pax que estejam em macas e precisem de oxigênio durante todo o vôo.

29. Em caso de despressurização da cabine de passageiros os procedimentos que os comissários deverão adotar são:
a) atender crianças e idosos prioritariamente.
b) continuar normalmente com o serviço de bordo.
c) sentar na poltrona mais próxima e pegar a máscara sobressalente e atender paxs próximos.
d) voltar para a sua estação e aguardar orientação do comandante.

31. É vedado o uso de aparelhos celulares para passageiros e tripulantes:
a) desde a entrada no aeroporto.
b) em qualquer fase do vôo.
c) desde a entrada dos portões de embarque e na sala de espera.
d) somente na sala de embarque.

35. Em uma emergência preparada, o motivo pelo qual os comissários mandam retirar os brincos e objetos pontiagudos, é para:
a) evitar ferimentos no pouso.
b) não estragar os equipamentos de combate ao fogo.
c) não perder na hora do impacto.
d) não ser usado como arma.

40. Para atuar com sucesso numa situação de emergência, deve-se:
a) saber apenas como se operam as escorregadeiras e as saídas de emergência.
b) estar familiarizado com todo equipamento que se tem a disposição.
c) estar familiarizado com os outros tripulantes e também com as saídas de emergência.
d) saber apenas onde estão localizados os extintores, máscaras, megafones e machadinhas.

42. O que os comissários deverão adotar antes de ser comunicada uma situação de emergência, é:
a) posicionar-se ao longo da cabine para conter as primeiras manifestações de pânico.
b) retornar à sua estação e assumir a posição de impacto, após interromper o serviço de bordo.
c) prosseguir com o serviço de bordo normalmente para que os passageiros não entrem em pânico.
d) ficar próximo à cabine de comando para se manter informado de qualquer alteração na programação.

43. O momento adequado para se abrir as saídas de emergência, quando a evacuação se tornar evidente, após a parada total da aeronave, será:
a) aguardar a chegada do serviço de apoio terrestre.
b) efetuar o corte dos motores e a verificação da área externa.
c) combater o fogo, se houver, porque há risco de explosão.
d) aguardar a chegada do corpo de bombeiros e da manutenção do aeroporto.


PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNCDIO

134. O material a ser utilizado para fazer fumaça branca, durante uma sobrevivência na selva é:
a) panos, grande quantidade de água, qualquer tipo de folhas.
b) folhas verdes, musgos e pequena quantidade de água.
c) folhas secas, musgos e pequena quantidade de água.
d) borracha, óleo, plástico ou qualquer outro derivado do petróleo.

135. Durante uma sobrevivência na selva, com a quantidade de água diminuta, os sobreviventes deverão dar preferência para comer:
a) vegetais b) carnes
c) ovos d) sementes

136. Durante uma sobrevivência na selva se houver necessidade de se empreender uma jornada, a pessoa a deslocar-se deverá levar consigo, no que se refere à quantidade de provisões, em relação ao grupo, o:
a) dobro b) triplo
c) uma porção d) quádruplo.

138. Numa sobrevivência na selva, após descansar física e mentalmente, um dos tripulantes deverá:
a) encarregar-se de todas as tarefas.
b) aguardar orientação do comandante.
c) dar a cada indivíduo válido uma tarefa a cumprir.
d) selecionar entre os sobreviventes os que irão encetar marcha.

140. Na sobrevivência no mar, poder-se-á diminuir o espaço entre os botes, encurtando-se as cordas que os unem somente quando:
a) a temperatura diminuir.
b) houver tempestades.
c) avistar-se terra.
d) as águas estiverem calmas.

142. Nas costas marítimas, o local apropriado para encontrar água potável é:
a) nas elevações b) terrenos áridos.
c) terrenos irregulares d) acima das marés altas.

144. Estando os sobreviventes em uma ilha, o local em que poderá encontrar caranguejos com maior facilidade será:
a) no fundo do rio.
b) na areia da praia.
c) debaixo das pedras próximas aos riachos.
d) nos baixios dos mangues.

146. Numa sobrevivência na selva, para se sinalizar com foguete pirotécnico, deve-se segurá-lo:
a) na posição vertical.
b) na posição horizontal.
c) a 45º em relação à linha do horizonte e contra o vento.
d) a 45º em relação à linha do horizonte e a favor do vento.

148. Durante uma sobrevivência no mar, os sobreviventes deverão liberar um pouco de ar das câmaras:
a) nos dias frios.
b) nos dias quentes.
c) durante a noite.
d) durante o dia e repor a noite.

150. O cuidado que se deve ter com a biruta d’água no caso de uma sobrevivência no mar é:
a) logo que subir no bote, lançá-la para que os sobreviventes possam subir com maior facilidade.
b) armá-la logo que possível para destilar e dessalgar a água do mar.
c) colocá-la de forma que seja possível coletar água da chuva.
d) verificar que não fique presa nos destroços da aeronave.

152. Numa sobrevivência na selva para facilitar a localização durante o dia, os sobreviventes poderão produzir fumaça negra utilizando:
a) borracha e óleo de motor.
b) óleo de motor, folhas verdes e musgos.
c) folhas secas e pequena quantidade de água.
d) folhas verdes, musgos e pequena quantidade de água.

154. O pó marcador deve ser utilizado numa sobrevivência no mar:
a) quando for avistado um cardume de peixes.
b) ao avistar ou ouvir aeronave, durante o dia.
c) à noite, ao ouvir barulho de navio ou aeronave.
d) ao avistar terra ou ilha adiante

156. Quando no combate a incêndio de equipamentos elétricos energizados se corta a fonte de energia, o objetivo é de:
a) facilitar o acesso ao local onde está correndo o fogo para o combate.
b) transformar em incêndio classe C em A e ter-se mais opções de combate ao fogo.
c) possibilitar ao combatente utilizar os extintores que tem por principio de extinção o abafamento.
d) obter uma maior eficácia no combate uma vez que o combatente poderá fazer uso dos extintores de forma correta.

158. Numa situação de sobrevivência, com relação à sinalização, os pirotécnicos, pó marcador e espelho deverão ser usados:
a) durante o dia esporadicamente a fim de chamar a atenção de alguma aeronave que esteja passando.
b) quando ouvir ou avistar uma aeronave durante o dia.
c) durante o dia e à noite sempre que ouvir ou avistar uma aeronave.
d) quando receber orientação do comandante para utilizá-los.

160. São exemplos de materiais combustíveis pertencentes à classe B:
a) madeira, tecido e papel.
b) madeira, alumínio e gasolina.
c) magnésio, zinco e alumínio.
d) gasolina, álcool e querosene

162. O sobrevivente ao pescar deverá evitar alimentar-se de peixes que possuam:
a) ferrões junto às nadadeiras dorsais e peitorais.
b) boca semelhante a bico de papagaio.
c) muitas espinhas.
d) formato rombiodal.

164. As formas de extinção de fogo são:
a) retirada do material, resfriamento, abafamento.
b) resfriamento, aquecimento, abafamento, extinção química.
c) abafamento, retirada do material combustível, encharcamento.
d) isolamento, extinção química, abafamento, aquecimento.

166. Um dos peixes mais perigosos dos nossos rios, carnívoro e extremamente feroz é o(a):
a) pirarara b) candiru.
c) arraia d) piranha.

168. A combustão resultante da fermentação natural de materiais orgânicos que com o calor proporcional atingem o ponto de ignição é a:
a) ativa b) lenta
c) espontânea d) rápida

170. No caso de incêndio, retirando-se o material combustível, o fogo extinguirá pelo método de:
a) abafamento.
b) resfriamento.
c) isolamento.
d) sufocamento.


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Respostas
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01.B --- 134.B
02.D --- 135.A
03.C --- 136.A
04.D --- 138.C
05.D --- 140.D
07.A --- 142.D
08.B --- 144.D
12.D --- 146.D
14.C --- 148.B
16.C --- 150.D
18.A --- 152.A
20.C --- 154.B
22.D --- 156.B
25.C --- 158.B
29.C --- 160.D
31.B --- 162.B
35.A --- 164.A
40.B --- 166.D
42.A --- 168.C
43.B --- 170.C
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6 comentários:

Anônimo disse...

Seu site me ajuda muito. Obrigada Maísa

Unknown disse...

Obrigadaa pela ajuda!
Vou ver meus resultados agora!
: D
Bárbara Biondo

Anônimo disse...

Ajudou demais!!...favoritei seu blog! :D

Anônimo disse...

Muito legal este blog, parabéns!!
A parte de fogo cai bastante nas provas.

Estou estudando também pelo comissário mania e piloto brasil. São muito bons igual este blog.

Acertei 35
Errei 5

Obrigada Ellen!! =*

Anônimo disse...

gostei mas ainda errei 3 :(

Unknown disse...

muito bom, vlw me ajudou muito, gente vcs q estao seguindo a carreira de piloto falem comigo, meu whats:08391141517

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